quarta-feira, janeiro 11, 2006

Pedras


Quem sabe do passado, do presente e saberá muito mais do futuro do que aquilo que alguma vez possamos sonhar? Quem vio passar dinossauros, romanos, gregos, egipcios? Quem combateu ao lado de mouros e cavaleiros? Quem serviu dragões e os viu morrer pelo aço de espadas forjadas pela ignorância?
As pedras que hoje tão ignorantemente pisamos, que tão arrogantemente ignoramos, são velhas combatentes de tempos remotos, e sabem, e conhecem tudo sobre a nossa evolução. Só elas têm segredos que a raça humana procura à seculos, e tem teorias, mas nunca saberá ao certo a verdade, pois as pedras são boas ouvintes.
Outrora cavaleiros e monstros míticos, lhes confessaram seus segredos, suas máguas e angústias, e todos morreram, muitos morreram e deixaram para trás segredos, enigmas que nunca foram espalhados ao vento pelas pedras, que tão bem guardam o que nós procuramos tão incessantemente. Elas são boas conselheiras, pois são sábias, as únicas sábias neste mundo ingorante dominado, ou auto-proclamado dominado pela raça humana.
Dizemos que é o nosso planeta, o nosso mundo, mas não o é. Este mundo é dos minerais que compõem as pedras, que tão sábiamente se mantiveram caladas durante milhões de anos, e sempre se irão manter assim, pois elas vivem e sobrevivem a gerações e gerações de espécies, e sempre estarão cá para suportar as asneiras das raças que por cá passaram e se estinguiram, e para suportar aqueles que hão-de vir.
Ás vezes, quero ser uma pedra e deixar o quase nulo conhecimento que vou assimilando ao longo da vida, e dessa forma tornar-me imortal, mas se assim for, nunca evoluirei. Dá que pensar naquilo que será melhor para uma raça. Se evoluir o mais possível até à extinção ou viver eternamente, sempre no mesmo estado, sempre no mesmo degrau.
Sejamos então um misto, e até agora somos a espécie evolutiva mais parecida com as pedras, mas no entanto mais longínqua, não somos individualmente imortais, mas no nosso conjunto quem sabe...

8 Comments:

Blogger polly_maggoo said...

muito diferente daquilo q costumas escrever mas foi uma reflexão mesmo mt interessante e ao contrário do q mt gente pensa eu acho q as pedras são parte da natureza e respiram tal como eu ou tu. acredito na força da natureza e na plenitude q ela me transmite por isso adoro todos os organismos mesmo pedras ou não.
muito interessante e deu q pensar... that's the point hein?
beijos da gata preta*.*
maggoo

quarta-feira, janeiro 11, 2006 4:02:00 da tarde  
Blogger Ana Garcia said...

É realmente diferente daquilo que costumas escrever, mas não menos bonito e interessante...
A natureza é realmente uma coisa extraordinária... basta pensarmos na força que ela tem e na sua capacidade de destruir em segundos aquilo que o Homem demorou anos a construir. Quanto às pedras especificamente, há uma frase de Fernando Pessoa muito bonita: Pedras no caminho?! Guardo-as todas. Um dia vou construir um castelo!"
*bj*

quarta-feira, janeiro 11, 2006 6:56:00 da tarde  
Blogger Sol said...

Tudo tem um passado, uma história, um momento... uma simples pedra pode testemunhar tantas vidas...
Muito bonito este texto, sem dúvida proporcionou um momento de reflexão.

;)beijoquinha

quinta-feira, janeiro 12, 2006 10:57:00 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Imortalidade + conhecimento era um bem que todos nós precisava mos,
mas não nesta época nem neste mundo...
tem uma boa semana wolf ;)
um abraço ;)

segunda-feira, janeiro 16, 2006 10:00:00 da tarde  
Blogger styska said...

ao ler este texto n pude deixar de pensar no exame de geologia q tive esta semana... fossem as minhas aulas assim, dadas por esta perspectiva e seriam bem mais interessantes! (e quem sabe o exame teria corrido mlhr...)
gostei desta reflexão, mas não será melhor assim? que as pedras guardem todos os segredos em silêncio? é q às vezes os homens perdem-se na ciência e esquecem-se da magia q (para mim) é igualmente importante...
gostei mesmo mto deste texto! dá q pensar...
beijinho*

quinta-feira, janeiro 19, 2006 1:08:00 da manhã  
Blogger Patrícia Chaparrínho said...

Lindo este teu texto. Acredito no que ele diz, até porque tudo o que é matéria é energia. Quem sabe se tu também não deixas a tua marca energética pelas pedras onde passas para recolhe-la mais tarde, quem sabe, em outra vida? Bjs

sexta-feira, janeiro 20, 2006 3:04:00 da manhã  
Blogger Liliana Bárcia said...

eu tb gosto de pensar q as pedras têm vida própria, pois elas são capazes de construir tudo..

quarta-feira, janeiro 25, 2006 5:19:00 da tarde  
Blogger Ana Sofia said...

uma vez num texto teu c a polly já tinhas falado sobre a vida das pedras e isso fascinou-me mas agr primoko n keiras ser c m as pedras pk elas n dão beijinhos em labios vermelhos nem dao abraços apertados nem perdem para nos na jukbox lolol

jinhu po pimokuuuu

segunda-feira, fevereiro 06, 2006 4:46:00 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home